
RUCR Entrevista | Virginia Sampaio
Com o objetivo de informar e inspirar pessoas e empresas, o nosso escritório lança o quadro RUCR Entrevista. Convidaremos mensalmente um profissional de diferentes áreas do meio corporativo para responder algumas perguntas que englobam as tendências do mercado e as experiências com negócios de sucesso.
Neste mês, contamos com a Consultora internacional, especializada no comércio exterior de frutas frescas e ingredientes para cosméticos, Virginia Sampaio. Confira abaixo:
Fale um pouco sobre a exportação de frutas no Brasil:
O Brasil produz 40 milhões de toneladas de frutas por ano, sendo o terceiro maior produtor mundial. O mercado interno absorve grande parte desta produção e as exportações representam um pouco mais de 640 mil toneladas.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), novo acordos comerciais devem estimular um aumento nas remessas externas. O Brasil já ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão com a exportação de frutas em 2021.
Exportação de frutas frescas: Por onde começar?
A exportação de frutas é um mercado muito lucrativo para a economia nacional. Para se ter uma ideia, de acordo com matéria do site Dinheiro Rural, em 2018 o Brasil exportou 877,5 mil toneladas de frutas, tanto in natura quanto processadas.
O principal mercado para as frutas brasileiras é o europeu, e os portos de Roterdã, na Holanda, e London Gateway, na Inglaterra, são os principais portos de entrada.
7 passos simples para a exportação:
1. Habilite sua empresa no Radar Siscomex;
2. Faça prospecção de mercado e elabore uma estratégia para começar. Procure e forme parcerias técnicas e comercias que possam acelerar o aprendizado para exportação;
3. Conheça as regras do país e os acordos comerciais. Pesquise seu mercado foco. Entenda as barreiras para entrada, necessidades do clientes e seus potenciais concorrentes e riscos;
4. Informe-se sobre os INCOTERMS;
5. Elabore seu preço de exportação;
6. Classifique corretamente sua mercadoria; e
7. Organize a documentação.
Quais são os documentos necessários para a exportação de frutas secas?
- Cadastro no Decex (departamento de Comercio Exterior, do MIDIC)
- Fatura Comercial
- Packing list (Romaneio)
- Certificado de origem
- Certificado fitossanitário
- Registro de exportação
- Certificados de boas práticas agrícolas que assegura a responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e segurança alimentar do produto.
Agradecemos a participação da Virginia Sampaio.
Latest Posts
Cinco cuidados ao negociar contratos internacionais para empresas brasileiras
A negociação de contratos internacionais representa um desafio significativo para as empresas brasileiras que buscam expandir seus negócios para...
AS EMPRESAS FARMACÊUTICAS SÃO RESPONSÁVEIS POR DANOS CAUSADOS AOS CONSUMIDORES POR EFEITOS ADVERSOS DE MEDICAMENTOS?
A responsabilidade civil das empresas farmacêuticas por efeitos colaterais de medicamentos é um tema bastante polêmico e que frequentemente enseja...